O propósito da Ananda Marga é:

Autoconhecimento e Serviçoa todos os seres

Ananda Marga é uma Organização Internacional Espiritual de Yoga e Serviço Social, fundada na Índia em 1955 por Shrii Shrii Anandamurti.

Se baseia em uma filosofia de vida aplicada à ação (Karma Yoga). O objetivo é possibilitar que cada pessoa tenha a chance de realizar seu pleno potencial. Procura desenvolver as pessoas em todos os aspectos da vida – físico, psíquico e espiritual -, para assim contribuir na elevação da sociedade, trazendo mudanças positivas nas esferas social, educacional, artística e intelectual de todos.

Ananda Marga
Ananda Marga
Ananda Marga
Ananda Marga

História

A história da Ananda Marga começou em Bihar, Índia – na cidade de Jamalpur – em 1955, onde Prabhat Ranjan Sarkar organizou o primeiro encontro da organização.

Depois de alguns anos, o movimento se espalhou pelos estados de Bihar e Bengali. Em 1962, P. R. Sarkar iniciou o primeiro monge da Ananda Marga e em 1966, a primeira monja.

Em 1963, Sarkar expandiu a organização com a Educação, Socorro e bem-estar, criando o departamento ERAWS (Educação, Saúde e Bem-Estar), que abriu as primeiras escolas da Ananda Marga. O departamento AMURT (Ananda Marga Universal Relief) também surgiu e criou orfanatos, clínicas médicas, programas de alimentação e equipes de socorro. Outros departamentos foram criados ao longo de sua história, direcionados aos desenvolvimento social, econômico, bem-estar da mulher, desenvolvimento da arte, literatura, entre outros.

Em 1970, Ananda Marga havia se tornado uma organização global com filiais na Europa, América, África, Ásia e Austrália. A semente que foi plantada em 1955 cresceu e é hoje uma rede global vibrante de homens e mulheres cujo desejo, além do autoconhecimento, é servir a Deus servindo a humanidade, ultrapassando barreiras nacionais, econômicas e ideológicas.

Com centros de atividades espirituais e sociais em diferentes países do mundo, a Ananda Marga é uma organização mundial para o desenvolvimento social e progresso de todos. Além de espaços de meditação e yoga, a missão está nas escolas, projetos de desenvolvimento rural, unidades médicas, lares para crianças e muitos outros projetos.

Todos podem ser membros da Ananda Marga, incluindo leigos no caminho da espiritualidade, estudantes, adultos, casais, solteiros… Todos são capazes de se beneficiar das práticas espirituais ensinadas, bem como contribuir para a sociedade.

Ananda significa "bem-aventurança"
e Marga significa "caminho.

Bem-Aventurança é felicidade infinita.

É o desejo fundamental de qualquer ser humano. “Existe em todos uma sede pelo infinito”. Nunca nos satisfazemos com coisas limitadas. Podem dar-nos prazer por algum tempo, mas não satisfação a longo prazo. Um objeto limitado pode apenas dar uma felicidade limitada e temporária, mas só a felicidade infinita nos pode satisfazer. Então, como vamos atingi-la? Expandindo a nossa consciência até ao infinito; transformando a nossa experiência limitada individual na experiência cósmica do ilimitado: felicidade infinita; paz perfeita e contentamento – bem-aventurança.

A Ananda Marga atua nas áreas:

Desenvolvimento Espiritual
Ensino de Yoga, meditação e outras técnicas de autoconhecimento através de aulas, cursos, conferências, literatura, retiros espirituais e diversas outras formas para inspirar a busca pela espiritualidade.
Educação
Criação de escolas Neohumanistas. Escolas que cooperam no processo de formação de crianças e jovens com valores e didática consciente, que inspire o papel positivamente transformador na sociedade.
Arte e Cultura
Núcleo que tem como objeitvo inspirar pessoas a usarem e desenvolverem suas potencialidades e as camadas sutis da mente por meio da música, pintura, dança, teatro, filmes, escultura, poesia, livros e outros. A verdadeira arte é a expressão de uma elevada realização e a sociedade é elevada através da influência positiva das artes.
Bem Estar das Mulheres
Departamento focado no bem estar das mulheres, em fazê-las conscientes de seus direitos e deveres para com suas famílias, para consigo mesmas e para com o Universo.
Serviço Social
Criação de projetos de serviço social, permanentes e temporários, voltados para bem estar das pessoas, oferecendo ajuda de emergência para aqueles que estão necessitados. A Ananda Marga possui vários projetos ao redor do mundo, incluindo escolas, orfanatos, clínicas médicas, distribuição de alimentos, ajuda humanitária, desenvolvimento rural e muitos outros.
Prout
PROUT é um sistema sócio-econômico global, baseado no cooperativismo, na descentralização econômica, na justiça social e na máxima utilização e distribuição racional de recursos. Essa nova teoria defende a autossuficiência de comunidades, bairros e cidades como o meio para o aumento do padrão de vida das pessoas. É contra o acúmulo de recursos nas mãos de uma minoria e defende que todos devem ter as necessidades básicas garantidas: alimento, moradia, educação, saúde e vestuário.
Comunidades Espirituais
Formação de comunidades espirituais auto suficientes, que possam expressar todos os departamentos da Ananda Marga. Chamadas de "unidades mestras", as comunidades são baseadas na filosofia PROUT e tem como objetivo prover um ambiente holístico que inspire o desenvolvimento integral. Muitas pesquisas são incentivadas, especialmente para a agricultura.
Projetos Rurais
Área dedicada ao desenvolvimento de projetos voltados para ecologia e agricultura.
Animais e Plantas
Núcleo que inspira pessoas a despertarem amor pelo animais e plantas com ações de proteção e conscientização.

Lições de Meditação

Todos que desejam podem aprender as lições de meditação da filosofia da Ananda Marga.

As lições são passadas por monjes ou monjas, pessoas que dedicam suas vidas ao serviço à humanidade.

Um aspirante espiritual começa o seu caminho de autorrealização ao receber iniciação no processo de meditação, um evento muito importante na vida de um praticante espiritual. Assim que este aprende a sua técnica personalizada de meditação, é despertado o seu potencial espiritual latente.

Procure a unidade mais próxima

Namastê

Baba Nam Kevalam

Inscreva-se para receber informações e notícias