Biopsicologia é a ciência mente-corpo, que proporciona entendimento sobre nossa existência e também caminhos práticos para uma transformação efetiva.

É uma metodologia que propõe o autocontrole das emoções e seus reflexos na saúde e na vida. Reúne um conjunto de técnicas que visam a harmonização psíquica, física e energética, gerando saúde integral.

A Biopsicologia oferece uma visão integral do ser humano e estuda como as nossas emoções interferem na nossa fisiologia, geram descargas hormonais, alteram nossos sistema nervoso e por consequência a nossa qualidade de vida. Esse caminho acontece também no sentido contrário, nossa fisiologia repercute em nossas emoções, e é importante olharmos para tudo isso como um sistema amplo com vários pontos onde podemos atuar.

"A Consciência Suprema ocultou-se dentro da sua mente. Ela está escondida atrás da cortina do seu "eu". Você não precisa ir para as montanhas dos Himalaias para descobrir aquilo que está oculto no seu próprio "eu". Será que alguém precisa de um espelho para ver um bracelete no seu próprio braço? Então, o supremo está dentro de você. Há apenas a necessidade de remover o véu do ego."

- P. R. Sarkar

Sistema glandular

porta de fácil acesso ao equilíbrio emocional

Nosso estado mental está intimamente relacionado com os hormônios produzidos pelas glândulas, que são os correspondentes físicos dos chacras ou plexos de energia. A Biopsicologia é baseada na ciência do Tantra yoga (não a yoga de sexualidade, como é popularmente conhecida no ocidente, mas a “yoga da expansão para libertação mental”).

Segundo o Tantra, os subcentros dos chacras geram vértices de energia psíquica, cada um deles correspondendo a um estado emocional particular: raiva, depressão, esperança, falta de auto-confiança, amor, etc.

Diagnosticar os padrões negativos
e revitalizar os centros energéticos

As práticas de Biopsicologia foram criadas para nos ajudar a diminuir os sentimentos) negativas que perturbam nosso equilíbrio – medo, irritabilidade, ansiedade, letargia, entre outros. – e acentuar aquelas que são positivas – dinamismo, coragem, concentração, tenacidade, intuição, paz. Assim, temos a disposição uma poderosa ferramenta de auto-diagnóstico, e podemos iniciar o processo de cura de inúmeros problemas físicos, que são consequência das emoções negativas crônicas.

Trabalhar sua energia sutil

Aliando o milenar conhecimento do Tantra Yoga com as mais recentes pesquisas realizadas pelo movimento “Medicina Corpo-Mente” (a nova ciência da Psico-Neuro-Imunologia – PNI), a Biopsicologia é uma conjugação do antigo e do novo. Incluem, entre suas práticas: visualização, respiração, dinâmica de grupo, posturas de yoga, arte-terapia, psicodrama, meditação e nutrição.

Chakras

Mũlãdhãra Chakra

Onde está: na ponta da coluna vertebral

O que controla: o fator sólido do corpo.

Constitui a base do corpo, dando estabilidade para toda a estrutura. Estão associados à ele: são desejo físico, anseio psíquico), anseio psico-espiritual e emancipação espiritual. Este é o menor cakra e também é o lar da “divindade adormecida”, a força psico-espiritual chamada kundalinii, sobe a coluna vertebral em conjunto com estágios progressivos de elevação espiritual.

Svadhisthana Chakra

Onde está: ao nível dos órgãos genitais

O que controla: fator de líquido do corpo.

É associado com as glândulas reprodutivas, possibilitam senso de obediência à mente, como racionalidade e inteligência.

Manipura Chakra

Onde está: ao nível do umbigo

O que controla: controla o fator luminoso.

É o centro de calor e energia do corpo. Os hormônios secretados pelas glândulas associada a esse cakra, manifestam variadas propensões como por exemplo: timidez (vergonha), melancolia (devido ao excesso de secreção) e temor.

Anahata Chakra

Onde está: no centro do peito

O que controla: fator áreo, não material.

É a base do amor e todos os sentimentos humanos mais elevados. Se houver alta secreção de hormônios, é expandido em amor universal.

Vishuddha Chakra

Onde está: na garganta

O que controla: fator etéreo.

A glândula tireóide associada a ele, regula o metabolismo do corpo e a qualidade de autosuficiência para a mente. As glândulas paratireóides (em ambos os lados da tireóide) contribuem para a regulação metabólica, bem como a intelectualidade e racionalidade.

Ajina Chakra

Onde está: entre as sobrancelhas

O que controla: está diretamente associado a hipófise.

Esta glândula controla todas as glândulas. É a sede da mente. Ela equilibra as tendências espirituais e tendências mundanas.

Sahasrara Chakra

Onde está: é a coroa da cabeça.

O que controla: Sua glândula associada – a pineal – é a glândula mestra, o controlador geral do corpo e da mente.

É o relógio biológico do corpo, é responsável pela introversão da mente durante a noite. Sua secreção possibilita tendências de stress ou sensação de bem-aventurança.

Namastê

Baba Nam Kevalam

Inscreva-se para receber informações e notícias