Existente nos cinco continentes, a Educação Neohumanista, abrange vários parâmetros e possui um propósito central:

humanizar as crianças

Este sistema de educação vai muito além do simples enriquecimento intelectual da criança, promovendo o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Reconhecendo a importância da aprendizagem baseada no respeito e no amor, a Educação Neohumanista estimula as crianças a estenderem a sua atenção para o seu bem-estar, mas também para o bem-estar dos outros seres vivos, incluindo plantas e animais.

A Educação Neohumanista promove
amor e respeito por todos

independentemente da cultura, religião, raça ou nacionalidade. Estimula as crianças a estenderem a sua atenção para o seu bem-estar, mas também para o bem-estar dos outros seres vivos, animais, plantas e ecossistemas da Terra.

O propósito da Educação Neo-humanista é ser um facilitador no processo de transformação do indivíduo num ser mais saudável, solidário, compassivo e consciente do seu papel positivo transformador na sociedade.

As crianças desenvolvem o auto-conhecimento e o conhecimento objetivo. Não é apenas uma educação intelectual, mas uma educação do coração.

Através dela as crianças desenvolvem o auto-conhecimento e o conhecimento objetivo. Não é apenas uma educação intelectual, mas uma educação do coração.

Além das atividades pedagógicas, no currículo Neo-humanista são propostas atividades diferenciadas e complementares como: yoga, meditação, vivências de autoconhecimento, jogos cooperativos, teatro, danças circulares e outros, facilitando a criança, a refletir sobre o mundo, incentivando, inspirando e educando para uma constante atitude de solidariedade e participação construtiva na vida familiar, escolar e comunitária. A educação Neo-humanista nos inspira para o fascínio de aprender para a vida.

Educação Neohumanista desencadeia potencial de aprendizagem infinita em nossas vidas, expandindo nossa compreensão de nós mesmos e de nosso potencial. Espiritualidade, criatividade e amor estão no centro dessa nova força.

Imaginação

o poder de conceber e aprovar sonhos maravilhosos, traz vida e energia para a vida dos professores, alunos e suas famílias. O sentimento de não estarmos mais isolados e sozinhos estão neste processo, porque a sensação de fazer parte de uma família universal surge.

O modelo educacional incorpora uma mistura harmoniosa da filosofia introversiva oriental e a ciência ocidental extroversial. Sua metodologia é flexível, criativa e culturalmente sensível, tornando-o adaptável a diferentes culturas e regiões do mundo.

O sistema educacional atual

O modelo atual projeta o indivíduo como uma entidade singular contra as forças universais. Competição e a necessidade de dominar e controlar são as principais pontos abordadas.

Objetivos e ideais da Educação Neohumanista

  • - Desenvolver todo o potencial de cada criança: físico, mental e espiritual.
  • - Despertar uma sede de conhecimento e amor de aprendizagem.
  • - Dotar os alunos de conhecimento acadêmico e outras habilidades necessárias para o ensino superior.
  • - Facilitar o crescimento pessoal, ensinando a moralidade, integridade, auto-confiança, auto-disciplina e cooperação.
  • - Desenvolver bem-estar físico e capacidades mentais através de técnicas de Yoga e de concentração, esportes e jogos.
  • - Desenvolver senso de estética e valorização da cultura através de teatro, dança, música e arte.
  • - Incentivar os alunos a tornarem-se membros ativos e responsáveis ​​da sociedade.
  • - Promover uma consciência de ecologia em seu sentido mais amplo (ou seja, a realização da inter-relação de todas as coisas) e incentivar o respeito e cuidado para todos os seres vivos.
  • - Incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminação com base na religião, raça, credo ou sexo.
  • - Reconhecer a importância dos professores e dos pais na criação um exemplo.
Ver +

Princípios gerais da
Educação Neohumanista

  1. 1 Desenvolvimento integrado de toda a personalidade +

    Educação Neohumanista facilita o desenvolvimento integral de todos os aspectos da personalidade humana: corpo, sentidos, intelecto, imaginação, intuição e espírito. Ela enfatiza não só o conteúdo do pensamento - o assunto - mas o próprio processo de pensar, para desenvolver processos de pensamento metódico e inteligência criativa. Isso proporciona um equilíbrio harmonioso entre o aprendizado acadêmico, criatividade e crescimento interior para despertar o potencial mais elevado em cada criança.

  2. 2 Educação voltada para a ética +

    Valores morais universais formam a base de uma vida individual emocionalmente equilibrada e de uma sociedade verdadeiramente harmoniosa e cooperativa.

    Educação Neohumanista emprega uma abordagem abrangente para transmitir esses valores ao longo de todas as fases da vida escolar. Os estudantes aprofundar sua própria compreensão moral através do estudo e discussão, auto-reflexão, aprendizagem cooperativa, resolução de conflitos e serviço à comunidade. Este carinho constante de valores morais permite que as crianças possam enfrentar os desafios morais da sociedade atual e possam crescer tornando-se seres humanos exemplares, assumindo a responsabilidade por todos os membros da sua família universal.

  3. 3 Unidade espiritual, como o objetivo da vida +

    Todo o processo de aprendizagem está enraizada na convicção de que o universo é um todo integrado, em que tudo está conectado. Em contraste com a separação e fragmentação que prevalece no mundo contemporâneo, a realização dessa unidade promove um profundo senso de conexão para si mesmo, com os outros e com toda a vida. Com base na atual mudança de paradigma a partir de uma visão mecanicista, materialista do universo para uma nova visão de totalidade e interdependência, todo o currículo ajuda os alunos a redescobrir o significado e o propósito da existência. Uma educação que valoriza o mundo interior instiga nos alunos um profundo respeito pelo mistério da vida e um compromisso para cuidar de toda a criação.

  4. 4 Uma abordagem integrada para a aprendizagem +

    Em vez de fragmentação do conhecimento em disciplinas acadêmicas estreitas e isoladas, a Educação Neohumanista incentiva os alunos em uma exploração ativa, multi-sensorial e multi-disciplinar do mundo ao seu redor. A aprendizagem é um processo, não um produto: não é meramente um acúmulo de fatos objetivos, mas sim ver o mundo como um todo dinâmico composto por uma infinidade de fenômenos inter-relacionados. Jogos nas séries iniciais e projetos auto-escolhidos em anos posteriores visam estimular uma sede de conhecimento e uma alegria de aprender que permanecerá com as crianças ao longo de suas vidas.

  5. 5 Cultivo da estética em todas as disciplinas +

    A expressão sutil de beleza na música, arte, literatura e outros aspectos da vida eleva a mente humana e nutre uma consciência profundamente intuitiva. Este amor universalista para todos os seres criados é a essência do Neohumanismo. A apreciação estética e a experiência está em todos os aspectos da aprendizagem. O ambiente de sala de aula deve ser esteticamente vibrante e integrada com a atividade artística: pintura, escultura, desenho, música, dança, mímica e teatro. O currículo também inclui treinamento sistemático para desenvolver a imaginação criativa do lado direito do cérebro através da fantasia, imaginação guiada e pensamento metafórico. Esta formação não só desenvolve a criatividade da criança, mas também melhora a aprendizagem e desempenho acadêmico e constrói o caráter, fomentando uma maior capacidade de empatia com os outros.

  6. 6 Mistura da cultura local e visão universal +

    Educação Neohumanista enfatiza o ensino de línguas locais e tradições culturais com uma perspectiva universalista. Incentivando a valorização das raízes culturais, aprofundando a compreensão do património cultural e linguístico para o desenvolve da força de caráter, não permitindo vulnerabilidade ​​à exploração. O modelo educaional também promove uma apreciação da magnífica diversidade da experiência humana, para as nossas diversas culturas formarem uma guirlanda de flores, ma sociedade humana universal que transcende casta, credo, cor e raça. Através de um currículo multicultural, os alunos percebem que este universo é de todos nós; seres humanos, animais, plantas e o mundo inanimado. Só através de uma visão tão universal que podemos mover coletivamente no sentido de um futuro global de harmonia e paz.

  7. 7 Uma nova consciência ambiental +

    A educação ambiental não deve simplesmente transmitir os valores e habilidades necessárias para a gestão responsável dos nossos recursos planetários (agricultura orgânica, reciclagem de resíduos, energias renováveis, gestão da terra e da água, etc.). A educação também deve ajudar as crianças a desenvolver uma relação viva e íntima com a teia da vida ao seu redor. Através de estudo intensivo da área local, com seus ciclos complexos e interdependências, os alunos irão, naturalmente, substituir os processos de pensamento lineares e analíticas com o pensamento cíclico sintético, que é essencial para uma sociedade sustentável do futuro. A educação ambiental mais sutil irá desenvolver uma consciência totalmente nova que experimenta no nível mais profundo de ser um sentimento de admiração com a beleza e harmonia do mundo e um sentimento de parentesco com toda a vida.

  8. 8 O educador como exemplo +

    O papel do professor é de suma importância. Para o ensino requer uma mistura sutil de percepção intuitiva, sensibilidade criativa e práticas cientificamente fundamentadas. Os professores devem incorporar as mais nobres qualidades da humanidade: força de caráter, liderança e amor para toda a vida. Eles devem constantemente cultivar os seus próprios atos internos e convidar os alunos para um processo de co-criação. Eles são os conselheiros e amigos que tratam de cada indivíduo, com especial respeito e carinho. Eles facilitam o desdobramento do processo de aprendizagem criativa por estar atento às necessidades e capacidades de cada criança. Os professores têm o poder de transformar os alunos pelo seu próprio exemplo e orientação amorosa.

  9. 9 Espírito de serviço +

    A Educação Neohumanista dá um senso de responsabilidade para as crianças: a sensação de que a educação não é um passaporte para o privilégio, mas uma responsabilidade sagrada de servir aos outros. Assim, o espírito de serviço é levado para as crianças, fomentando um sentimento de compaixão que os faz querer aliviar o sofrimento dos outros. Através de interações de amor e carinho com o sua bio-comunidade envolvente, através de projetos de serviços e histórias, habilidade de desenvolvimento e auto-disciplina, eles são incentivados a trabalhar não só para si, mas para todos os membros da sua família universal.

  10. 10 A justiça social e elevação +

    O termo sociedade no verdadeiro sentido significa: indivíduos que juntam para um objetivo comum, sem ninguém ficar para trás. A Educação Neohumanista incentiva os alunos a desenvolver uma consciência dos problemas sociais e equipá-los com as habilidades práticas para resolvê-los. Assim, as crianças são inspiradas a trabalhar pela justiça social e para a elevação em todo o mundo. Um currículo que liberta o intelecto de dogmas e formas sutis de exploração psíquica leva os alunos a convicção de que a mudança é possível, e oferece às crianças, as ferramentas para criar essa mudança.

* Metodologia *

<< Qualidade de professores >>

O papel dos professores na nossa sociedade é de extrema importância, uma vez que são as crianças jovens que serão os líderes de amanhã. As crianças aprendem muito rapidamente, e tudo é facilmente assimilado por suas mentes absorventes. O papel exemplar dos educadores é de importância vital, como eles mesmos são o exemplo para as crianças.

  • um amor inato e compaixão por toda a humanidade
  • um verdadeiro amor e carinho para as crianças
  • integridade moral e justiça
  • dedicação ao desenvolvimento integral da criança
  • auto-contenção de comportamento e temperamento
  • disciplina e pontualidade
  • caráter forte
  • personalidade inspiradora
  • capacidade de liderança
  • bom senso e mente equilibrada
  • qualificação acadêmica
  • capaz de conduzir um relacionamento cooperativo e comunicativo com os pais
  • livre da influência de interesses políticos ou outros interesses
  • possuir um espírito de serviço desinteressado à sociedade
  • ensino pelo comportamento pessoal e exemplo

"A Educação Neo-humanista é uma educação que integra todos os aspectos da existência do indivíduo: corpo físico, sentidos, intelecto, emoção, imaginação criativa, intuição e espírito."

- P. R. Sarkar

Saiba mais:

Deixe seu e-mail para saber sobre
cursos e workshops.


    Namastê

    Baba Nam Kevalam

    Inscreva-se para receber informações e notícias