Biografia de

Prabhat Ranjan Sarkar

Filósofo, reformista social, humanista, mestre espiritual, é também conhecido pelo seu nome espiritual, Shrii Shrii Anandamurti.

SHRII SHRII ANANDAMURTI

Através das suas ações, Sarkar inspirou milhares de pessoas a desenvolverem ao máximo todos os seus potenciais, e assumirem responsabilidade pelo bem estar da humanidade e de toda a criação.

Sarkar atraiu pessoas por meio do seu profundo amor pela humanidade guiando-as ao longo do caminho da autorrealização. Ajustando a antiga ciência do Tantra Yoga, no sentido de atender às necessidade da época atual, desenvolveu uma filosofia espiritual racional e científica juntamente com um sistema de disciplinas práticas visando o desenvolvimento humano – físico, mental e espiritual. Sendo reconhecido como um mestre espiritualmente realizado, foi chamado “Shrii Shrii Ánandamúrti” que significa “Personificação da bem-aventurança”, ou simplesmente por “Baba” (“amado”).

As pessoas que seguiram os seus ensinamentos viram as suas vidas transformadas, na medida em que superaram as fraquezas e as tendências negativas da mente, experienciando uma profunda paz e bem-aventurança internas. Inspiradas pelo seu exemplo altruísta, direcionaram as suas energias para servir a sociedade.

Linha do Tempo

Contribuições para os campos de ciências humanas, linguística, ciências e as artes

No campo da ecologia e consciência ambiental, Sarkar propôs a filosofia da Neohumanismo, ampliando o espírito de humanismo para incluir amor por animais, plantas e seres inanimados.

No reino da filologia e lingüística, Prabhat Ranjan Sarkar escreveu numerosos volumes sobre as línguas bengali e sânscrito, que traçam a evolução de palavras, frases e tradições culturais que compõem línguas indígenas, bem como idéias novas e importantes em Indo- línguas europeias e outros do mundo.

No campo da ciência, Sarkar atingiu o coração da física convencional e biologia, introduzindo a teoria microvita, que foi posteriormente auge de interesse dos cientistas de todo o mundo.

A teoria propõe que os blocos básicos da vida são microvita – emanações de consciência pura. A teoria microvita fornece uma ligação entre os mundos da percepção, concepção e implica que as disciplinas distintas da física, biologia e matemática vão fundir-se em uma ciência para a compreensão da verdadeira natureza do universo.

“A prática espiritual não ensina a renúncia do mundo. Ensina o uso correto das potencialidades, tanto grosseiras como sutis.”

- Shrii Shrii Anandamúrti

Justiça Socioeconômica

Para o bem-estar coletivo de todo o universo, Sarkar propôs Prout (a Utilization Theory Progressive), que significa a utilização máxima e distribuição racional de todos os recursos e potencialidades do mundo – físico, mental e espiritual – e a criação de um nova ordem humanista social da harmonia e justiça para todos baseados em Neohumanismo, o princípio do amor para todos os seres do universo.

Luz do Futuro

Sarkar não só escreveu livros filosóficos, mas deixou também com histórias infantis, ficção, comédia e drama enriquecido. Sua contribuição mais artística são 5018 canções conhecidas como Prabhat Samgiita (Songs of the New Dawn), que compôs a partir de setembro de 1982 até sua partida em Outubro de 1990. Estas belas canções expressam os sentimentos espirituais e universalidade do coração humano. A maioria das canções foram escritas na língua materna do Sarkar, bengali, e os estudiosos da língua, tem concedido a ele grandes elogios pela sua expressão poética e simbólica.

Namastê

Baba Nam Kevalam

Inscreva-se para receber informações e notícias